Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Informe Belém
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Informe BelémInforme Belém
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
SEMOB

Operação Carro Velho: Prefeitura de Belém remove veículos abandonados das ruas

14 de maio de 2025
Compartilhar

A Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria de Segurança, Ordem Pública e Mobilidade de Belém (Segbel) e a Guarda Municipal de Belém (GMB), iniciou nesta quarta-feira (12) a Operação Carro Velho com o objetivo remover veículos abandonados ou em desuso que ocupam áreas de estacionamento público na cidade. Neste primeiro dia 14 carros foram retirados das ruas, dando início ao processo de limpeza e organização nas vias da capital.

Contents
Ação estratégica atende a denúnciasGuarda Municipal de Belém destacou 20 agentesProprietários têm 60 dias para resgatar veículo

“São diversas questões envolvidas nessa operação, que vão desde a garantia do direito de ir e vir até a melhoria na mobilidade urbana, a criação de mais vagas de estacionamento rotativo e a desobstrução de frentes de residências ocupadas por veículos abandonados. No que diz respeito ao trânsito, adotaremos tolerância zero para solucionar esses problemas”, afirmou o prefeito Igor Normando, que acompanhou a operação.

A ação, que teve início às 14h e se encerrou às 19h, é amparada pela Lei 14.599 e pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB), que autoriza a remoção de veículos em estado de abandono ou sinistrados, mesmo que não haja infrações associadas. A legislação determina que esses veículos, ao ocuparem espaços públicos de forma irregular, podem ser removidos para garantir a organização urbana e a segurança no trânsito.

Ação estratégica atende a denúncias

Com base em denúncias recebidas pela Ouvidoria, a Segbel realizou um estudo técnico para identificar as áreas da cidade com maior concentração de veículos abandonados. A operação indentificou 11 pontos críticos, onde automóveis comprometiam a mobilidade urbana. Um exemplo foi a travessa Mariz e Barros, entre a rua Antônio Everdosa e a avenida Pedro Miranda, onde uma van abandonada dificultava o uso adequado do espaço público – esses veículos ainda contribuem para congestionamentos ao reduzir a disponibilidade de vagas de estacionamento.

“Além da Ouvidoria, contamos com o trabalho operacional de nossos agentes, que, durante as rondas, notificam e registram a situação desses carros abandonados. Com base nesses critérios, planejamos a operação para atuar diretamente nos pontos mais críticos e atender a uma demanda antiga da população”, explicou Luciano de Oliveira, titular da Segbel.

Além de melhorar o fluxo de veículos, a Operação Carro Velho traz benefícios para a saúde pública e a segurança. Veículos abandonados podem promover a proliferação de roedores, insetos e outras pragas, além de servirem como esconderijos para atividades criminosas, representando riscos à população.

Simone Nascimento, agente de portaria escolar e mãe de Wallace Nascimento, que é deficiente físico e utiliza cadeira de rodas, considera a remoção da van estacionada em frente à vila onde mora um avanço importante na acessibilidade.

“Aqui na Mariz e Barros muitas pessoas moram em vilas e não têm garagem. Quando chego com meu filho, que usa cadeira de rodas, não tenho onde estacionar porque a maioria das casas não possui garagem. Eu acabava deixando ele na calçada e indo estacionar bem longe, quase na Pedro Miranda. Isso dificultava muito, porque precisava carregá-lo até a vila. Agora, com essa remoção, ficou ótimo, pois liberou espaço. Antes, a van ficava bem na entrada, atrapalhando a passagem. Agora, posso estacionar em frente e levar meu filho com mais facilidade e segurança. Essa mudança vai melhorar muito a mobilidade“, disse.

Van abandonada há anos na Travessa Mariz e Barros é removida durante operação da SEGBEL

Com a Operação Carro Velho, a Segbel reforça seu compromisso com a mobilidade urbana, a segurança e a qualidade de vida dos moradores de Belém, proporcionando um trânsito mais organizado, seguro e eficiente para todos. “Essas ações serão contínuas, pois são fundamentais para garantir que as vias públicas sejam utilizadas de maneira racional e adequada, beneficiando motoristas, pedestres e ciclistas e contribuindo para uma cidade mais segura e bem organizada”, declarou Luciano de Oliveira.

Guarda Municipal de Belém destacou 20 agentes

A operação de remoção contou com o apoio da Guarda Municipal de Belém, que atuou em conjunto com a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob). Vinte agentes da GMB e seis agentes da Semob participaram da operação, utilizando cinco viaturas da Guarda e três da Semob, além de quatro guinchos para a remoção dos veículos. 

Participaram da ação os grupamentos Tático (GAT), Ronda Ostensiva Municipal (Romu) e a Inspetoria do Distrito da Sacramenta (Dasac).

O subcoordenador de divisão da GMB, Carlos Dimitri Cavalcante destacou:  ‘Para que as pessoas possam se deslocar, o carro de aplicativo precisa parar longe para que elas consigam acessar o transporte. Por isso, esses veículos precisam ser removidos para evitar mais transtornos à população e, principalmente, ao trânsito. Não podemos permitir que permaneçam ali, com pneus secos, vidros quebrados e deteriorados, além de acumular problemas de saúde, destacou.”

Proprietários têm 60 dias para resgatar veículo

Após a apreensão, o veículo é encaminhado ao pátio da Semob. O proprietário terá o prazo de 60 dias para retirá-lo, mediante o pagamento das taxas correspondentes. Caso o veículo não seja resgatado dentro desse período, ele poderá ser levado a leilão.
Para solicitar a liberação, é necessário apresentar original e cópia dos  documentos do proprietário ou representante legal (neste caso, com procuração particular) e do veículo.

Além disso, é obrigatório o pagamento das taxas de remoção e estadia, quitação de multas, se houver, e a regularização do licenciamento do veículo.

Somente em janeiro deste ano, foram registradas 73 reclamações na Ouvidoria da Segbel sobre veículos abandonados. “A Ouvidoria é um canal essencial para que a população possa relatar essas e outras ocorrências, permitindo que direcionamos nossas equipes com eficiência”, afirmou Luciano de Oliveira.

Denúncias para remoção de veículos abandonados podem ser feitas pelo e-mail gabs.semob@cinbesa.com.br ou pelo telefone (91) 98415-4587.

Leia também

Prefeitura de Belém aumenta quantidade de viagens Outeiro-São Brás

Usuários usam e aprovam aplicativo VAI- Passe Fácil nos ônibus

VAI Passe Fácil: saiba onde baixar, como usar e recarregar com pix

Belém lança aplicativo para pagar passagem de ônibus no PIX

Prefeitura cadastra ambulantes para atuação no Parárraiá

Assuntos SEMOB
Redação 14 de maio de 2025 14 de maio de 2025
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

SEMOB

Prefeitura de Belém aumenta quantidade de viagens Outeiro-São Brás

23 de junho de 2025
SEMOB

Usuários usam e aprovam aplicativo VAI- Passe Fácil nos ônibus

16 de junho de 2025
SEMOB

VAI Passe Fácil: saiba onde baixar, como usar e recarregar com pix

16 de junho de 2025
SEMOB

Belém lança aplicativo para pagar passagem de ônibus no PIX

16 de junho de 2025
SEMOB

Prefeitura cadastra ambulantes para atuação no Parárraiá

11 de junho de 2025
SEMOB

População aprova combate à poluição sonora causada por motocicletas

10 de junho de 2025
Informe BelémInforme Belém