Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Informe Belém
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Informe BelémInforme Belém
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
SEMEC

Comunidade escolar de Mosqueiro comemora climatização e internet

3 de junho de 2025
Compartilhar

Com o calor intenso do verão amazônico que atinge a cidade de Belém entre os meses de junho e dezembro, a climatização de escolas públicas deixa de ser um luxo e se torna necessidade. Para os mais de 800 estudantes da Escola Municipal de Ensino Fundamental Abel Martins e Silva, localizada no distrito de Mosqueiro, isso já é realidade. A unidade foi recentemente reformada e agora conta com salas de aula climatizadas, banheiros acessíveis, nova rede elétrica, área externa revitalizada e acesso à internet – melhorias que impactam diretamente o ensino e a vida de toda a comunidade escolar.

A obra, que recebeu investimento de R$ 1,17 milhão da Prefeitura de Belém, simboliza uma virada de chave para a educação municipal na ilha. Para a diretora Gracy Peralta, que há dez anos está à frente da gestão da escola, a climatização representa um sonho antigo realizado.

“Quando eu cheguei aqui percebi que a escola precisava de muitas reformas. Já havíamos conseguido duas reformas antes, mas nenhuma tão completa quanto essa. A climatização era nossa maior necessidade. São quatro turnos de aula e o calor só aumenta ao longo do dia. Agora, com ar-condicionado funcionando, os alunos vão aprender com mais facilidade, os professores vão trabalhar com mais conforto e a comunidade escolar vai sentir a diferença”, afirmou.

A nova estrutura também contempla os 84 servidores da escola, entre professores e equipe administrativa, que agora atuam em um ambiente mais seguro, funcional e acolhedor.

Além disso, o secretário municipal de Educação, Ciência e Tecnologia, Patrick Tranjan, destacou, durante a reinauguração da escola, no último domingo, 1, que haverá uma segunda etapa de obras na unidade: desta vez será a revitalização da quadra de esportes para a criançada poder praticar atividades físicas.  

Desde o fim de maio as escolas municipais de Belém que atendem famílias ribeirinhas também passaram a contar com um reforço importante: a internet Starlink, tecnologia via satélite de alta velocidade capaz de alcançar regiões remotas.

A iniciativa é fruto de uma parceria entre a Prefeitura de Belém e a Secretaria de Estado de Educação do Pará (Seduc), e já beneficia mais de 6 mil estudantes das ilhas de Mosqueiro, Icoaraci, Outeiro, Paquetá, Jutuba e Cotijuba. A Escola Abel Martins e Silva foi uma das contempladas com a novidade, permitindo que alunos e professores acessem conteúdos on-line com mais agilidade e eficiência.

Comunidade escolar celebra avanços

Pais de alunos que acompanharam de perto as mudanças celebraram os avanços. Moradores de Mosqueiro há mais de 40 anos, Alcilene Lopes de Oliveira e César Branco são pais de dois estudantes da unidade, Josué, do 2º ano, e Emmanuel, do 5º ano. Eles contam que nunca tinham presenciado uma reforma tão completa.

“Melhorou muito. Esperamos com paciência e finalmente saiu. A estrutura está muito boa, tem internet, os alunos têm mais recursos e o ar-condicionado ajuda muito. Antes era só ventilador e muito calor. Agora, com mais conforto, eles conseguem se concentrar melhor nos estudos,” afirmou César.

Quem logo percebeu a diferença foram os estudantes. Maria Vanielly, aluna do 9º ano, está encerrando sua trajetória na escola com orgulho e esperança no futuro de aprendizado dos colegas que ainda vão passar por lá.

“É o meu último ano aqui, e estou gostando muito. Antes, os professores precisavam ligar a própria internet para a gente conseguir fazer pesquisas. Agora temos wi-fi e o ar-condicionado faz toda a diferença. Era difícil até escutar a aula com o barulho dos ventiladores. Espero que as próximas turmas valorizem isso”, disse.

Amanda Sofia, também aluna do 9º ano, confirma que estudar em salas abafadas dificultava o aprendizado. “Fazia muito calor. Agora está tudo diferente. A escola está linda, com ar-condicionado funcionando. Vai melhorar muito pra todo mundo”, comemorou.

  • Texto: Mayara Coqueiro

Leia também

CRIE destaca a importância de professores autistas no ensino inclusivo

Escola realiza projeto que incentiva pequenos astronautas e cientistas

Escola realiza programação sobre água e meio ambiente

Alunos com deficiência realizam Avaliação Diagnóstica Especializada

Prefeitura de Belém certifica mais mil estudantes da Educação de Jovens, Adultos e Idosos

Assuntos SEMEC
Redação 3 de junho de 2025 3 de junho de 2025
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

SEMEC

CRIE destaca a importância de professores autistas no ensino inclusivo

4 de abril de 2025
SEMEC

Escola realiza projeto que incentiva pequenos astronautas e cientistas

4 de abril de 2025
SEMEC

Escola realiza programação sobre água e meio ambiente

4 de abril de 2025
SEMEC

Alunos com deficiência realizam Avaliação Diagnóstica Especializada

4 de abril de 2025
SEMEC

Prefeitura de Belém certifica mais mil estudantes da Educação de Jovens, Adultos e Idosos

10 de fevereiro de 2025
SEMEC

Prefeitura revoluciona a educação municipal com mais 1,1 mil adultos alfabetizados

10 de fevereiro de 2025
Informe BelémInforme Belém