Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Informe Belém
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Informe BelémInforme Belém
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
SEMOB

Começa planejamento de mobilidade para a COP 30

16 de maio de 2025
Compartilhar

Na manhã desta quarta-feira (18), a Secretaria de Segurança, Ordem Pública e Mobilidade de Belém (Segbel) representou a Prefeitura de Belém na reunião para definir diretrizes de mobilidade para o período da COP 30, na capital paraense e região metropolitana. O encontro ocorreu no Palácio do Governador, com a presença do titular da Segbel Luciano de Oliveira, dos diretores Erick Miranda (Trânsito) e Antônio Quingosta (Mobilidade), além de Ivan Feitosa (DETRAN), Olmo Xavier (SECOP – Governo Federal), Brenda Amaral (Comitê COP – Governo do Estado). Também estiveram presentes representantes do Governo Federal e do Núcleo de Transporte Metropolitano (NGTM).

Contents
Hospedagem em transatlânticosDiagnóstico do transporte públicoReforço na frota

A reunião identificou os principais pontos de estadia dos turistas, como hotéis e transatlânticos, e estratégias de mobilidade para o deslocamento desse público até o Parque da Cidade, principal palco da COP 30. O encontro também tratou do fechamento de vias no entorno do parque e medidas para garantir a fluidez do trânsito durante o evento que ocorre de 10 a 21 de novembro de 2025, em Belém.

A reunião ocorreu nesta quarta-feira (19) no Espaço COP 30, no Palácio do Governador.

Hospedagem em transatlânticos

Mais de 8 mil pessoas serão hospedadas em navios transatlânticos em Icoaraci durante a COP 30. Para viabilizar a mobilidade desses visitantes, o plano de transporte prevê a estruturação do sistema público e a criação de linhas específicas, de modo a facilitar o deslocamento dos turistas do terminal de Icoaraci até o centro da cidade.

Diagnóstico do transporte público

O diretor de transporte da Segbel, Isaías Reis, destaca que a frota suplementar será importante para atender a demanda do evento sem comprometer o transporte da população dos distritos de Mosqueiro e Icoaraci. “Teremos uma frota de ônibus exclusiva para a COP, fazendo com que o dia a dia dos moradores de Belém não seja impactado. Essa frota atenderá regiões como Mosqueiro e Outeiro, com deslocamentos programados para o Centro de Convenções. Além disso, estamos realizando um diagnóstico do transporte coletivo de Belém e da região metropolitana para definir estratégias que assegurem tanto a mobilidade do público do evento quanto o atendimento à população”, explicou Isaías.

Adotar locais de parada específicos para serviços como Uber, táxis e ônibus, além de fechamento de vias estratégicas no entorno do evento, como a avenida Júlio César, por questões de segurança, são outras medidas previstas no plano de transporte em desenvolvimento para a COP 30. Também está sendo discutida a implementação de linhas fluviais para interligar os distritos ao centro da cidade.

Reforço na frota

“Estamos planejando um transporte adequado para o evento, com novas linhas para o público da COP, como a que vai atender as pessoas em Outeiro. Também estamos estudando a possibilidade de trazer 350 ônibus adicionais para Belém, para que possamos atender a toda essa demanda e garantir que haja espaço para o estacionamento e o depósito desses veículos durante o evento.” destacou o secretário Luciano de Oliveira.

O planejamento da mobilidade para a COP 30 está em andamento com a definição das principais vias de deslocamento, a estimativa do público e a avaliação de possíveis interdições e mudanças no tráfego, incluindo a transformação temporária de algumas ruas em sentido único. Também está em avaliação onde será o estacionamento para os mais de 100 ônibus que atuarão na locomoção dos turistas na cidade. As medidas visam reduzir impactos na rotina da cidade e manter o transporte eficiente para moradores e participantes do evento.

  • Texto e Fotos: Leticia Chagas
  • Data: 19/02/2025 

Leia também

Prefeitura de Belém aumenta quantidade de viagens Outeiro-São Brás

Usuários usam e aprovam aplicativo VAI- Passe Fácil nos ônibus

VAI Passe Fácil: saiba onde baixar, como usar e recarregar com pix

Belém lança aplicativo para pagar passagem de ônibus no PIX

Prefeitura cadastra ambulantes para atuação no Parárraiá

Assuntos SEMOB
Redação 16 de maio de 2025 16 de maio de 2025
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

SEMOB

Prefeitura de Belém aumenta quantidade de viagens Outeiro-São Brás

23 de junho de 2025
SEMOB

Usuários usam e aprovam aplicativo VAI- Passe Fácil nos ônibus

16 de junho de 2025
SEMOB

VAI Passe Fácil: saiba onde baixar, como usar e recarregar com pix

16 de junho de 2025
SEMOB

Belém lança aplicativo para pagar passagem de ônibus no PIX

16 de junho de 2025
SEMOB

Prefeitura cadastra ambulantes para atuação no Parárraiá

11 de junho de 2025
SEMOB

População aprova combate à poluição sonora causada por motocicletas

10 de junho de 2025
Informe BelémInforme Belém