Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Informe Belém
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Informe BelémInforme Belém
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
SEMOB

Belém terá Polícia Municipal para reforçar a segurança

16 de maio de 2025
Compartilhar

A Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria de Segurança, Ordem Pública e Mobilidade (Segbel) e do Comando da Guarda Municipal de Belém (GMB), oficializou, na manhã desta sexta-feira (07), o envio de um projeto de lei à Câmara dos Vereadores que propõe a transformação da Guarda em Polícia Municipal de Belém.

Contents
Base legal e objetivos da transformaçãoAlterações operacionais e estruturais

A mudança está alinhada à recente decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que reconheceu as Guardas Municipais como instituições de segurança pública com funções policiais. O objetivo principal é aprimorar os serviços de segurança oferecidos à população e aumentar a integração da GMB com outras forças de segurança.

“A Guarda vai ser valorizada e, efetivamente, vai poder responder demandas que, muitas vezes, atendia sem ter segurança jurídica. Vamos valorizar e treinar ainda a nossa Polícia Municipal. Temos mais de mil servidores trabalhando na segurança pública municipal e que, agora, poderão trabalhar de fato e de direito”, destacou o prefeito de Belém, Igor Normando.

Base legal e objetivos da transformação

O STF reconhece os guardas municipais como órgãos de segurança pública, aptos a exercer policiamento urbano preventivo e ostensivo. A Lei 13.675/18, sancionada em 2018, reforça esse entendimento e estabelece diretrizes claras para a atuação dessas instituições. O intuito é fortalecer a segurança pública e melhorar o atendimento à comunidade, tornando o policiamento mais reforçado e integrado.

O secretário de Segurança, Ordem Pública e Mobilidade, Luciano de Oliveira, ressaltou a importância da mudança. “Na prática, a Guarda Municipal poderá, legalmente, atuar como Polícia Municipal. Com mais de mil agentes, ela integrará o sistema de segurança pública, fortalecendo, por exemplo, o sistema municipal de segurança. A Guarda terá autoridade para realizar ações, incluindo prisões, com respaldo legal. Isso permite que suas ações sejam reconhecidas e validadas, proporcionando mais segurança jurídica e permitindo uma atuação mais legal, sem questionamentos sobre sua legitimidade”.

Alterações operacionais e estruturais

Com a nova designação, os agentes municipais de Belém estarão autorizados a realizar patrulhamentos e atuar na prevenção de delitos, além de continuar protegendo o patrimônio público. Essas atividades serão realizadas de forma integrada com os demais órgãos de segurança pública, respeitando as competências de cada um.

Embora a estrutura organizacional da corporação permaneça a mesma, a reforma traz investimentos significativos em equipamentos, viaturas e armamentos. Além disso, os agentes passarão por treinamentos e capacitações contínuas para se adequarem às novas funções. Também estão previstas reestruturações no comando e a criação de setores especializados.

A inspetora-geral da GMB, Elen Melo, com 34 anos de serviço na Guarda, compartilhou uma perspectiva otimista. “A população sempre enxergou a Guarda Municipal como um amigo. Hoje, como efetivos, sentimos que realmente podemos colaborar com a segurança do cidadão. Estamos aqui para trabalhar ao lado de todas as forças de segurança na preservação e prevenção, não apenas do patrimônio, mas também da vida do cidadão, que é o maior patrimônio que devemos proteger”.

A criação da Polícia Municipal de Belém traz como principal benefício uma presença policial mais efetiva nas ruas, contribuindo diretamente para a prevenção de crimes e promovendo uma maior sensação de segurança entre os cidadãos. A nova estrutura promete proporcionar maior segurança e qualidade de vida para a comunidade belenense, com ações de policiamento mais integradas e eficientes.

  • Texto: Leticia Chagas
  • Data: 07/03/2025 

Leia também

Prefeitura de Belém aumenta quantidade de viagens Outeiro-São Brás

Usuários usam e aprovam aplicativo VAI- Passe Fácil nos ônibus

VAI Passe Fácil: saiba onde baixar, como usar e recarregar com pix

Belém lança aplicativo para pagar passagem de ônibus no PIX

Prefeitura cadastra ambulantes para atuação no Parárraiá

Assuntos SEMOB
Redação 16 de maio de 2025 16 de maio de 2025
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

SEMOB

Prefeitura de Belém aumenta quantidade de viagens Outeiro-São Brás

23 de junho de 2025
SEMOB

Usuários usam e aprovam aplicativo VAI- Passe Fácil nos ônibus

16 de junho de 2025
SEMOB

VAI Passe Fácil: saiba onde baixar, como usar e recarregar com pix

16 de junho de 2025
SEMOB

Belém lança aplicativo para pagar passagem de ônibus no PIX

16 de junho de 2025
SEMOB

Prefeitura cadastra ambulantes para atuação no Parárraiá

11 de junho de 2025
SEMOB

População aprova combate à poluição sonora causada por motocicletas

10 de junho de 2025
Informe BelémInforme Belém